PREPARO
Peneire a farinha de trigo num monte. Abra um vão no centro desse monte e despeje aí o fermento dissolvido no leite morninho (35 º C).
Junte o açúcar, os ovos, o óleo e a manteiga e com um garfo misture tudo muito bem.
Acrescente o sal e a erva-doce.
Continue e passe a incorporar aos poucos a farinha de trigo ao líquido em questão com movimentos circulares de dentro para fora.
Sove bem até que a massa esteja macia e um pouco pegajosa.
Caso seja necessário, acrescente um pouco mais de farinha, mas não exagere.
Modele uma bola de massa, passe em sua volta um fio de óleo e deixe que cresça cobertas com um pano úmido até dobrar de tamanho. (Cerca de 1 hora)
Divida a massa em 12 partes iguais (200 g cada), modele bolas e coloque-as para crescer novamente (cerca de 30 minutos) numa assadeira ligeiramente untada com óleo.
Cubra com pano úmido, sendo que úmido não é molhado e se houver sobra de massa, crie outro modele conforme a quantidade.
Numa superfície enfarinhada, abra com um cilindro manual (rolo) cada bola de massa de forma que fique estreita (10 cm), comprida (40 cm) e fina (2 mm). Em seguida enrole formando pernas longas e finas.
Faça tranças com três ou quatro pernas, dispondo-as com cuidado sobre assadeira untada.
Cubra as quatro roscas trançadas com pano úmido e novamente deixe que cresça por cerca de 40 minutos em local sem corrente de ar.
Pincele as roscas crescidas com uma gema desmanchada e misturada com um colher (sopa) de água.
Asse em forno preaquecido a 200 º C. Logo após começar a corar, abaixe para 180 º C.