Espinhas, estrias e celulites são comuns no bumbum. A região é propícia ao surgimento desses problemas, já que fica abafada dentro de calças, roupas apertadas, calcinhas de tecido sintético, entre outros fatores que favorecem essas marcas. Porém, já que não é possível deixar o bumbum “ao ar livre” o dia inteiro, alguns truques ensinados por dermatologistas podem te salvar e garantir uma pele tão macia quanto a de um bebê.
Os risquinhos surgem na maioria das meninas a partir da adolescência, quando os hormônios fazem o bumbum crescer e a pele se estica, criando as estrias. O uso de hidratantes desde cedo pode evitar e atenuar os problemas futuros. Mas, se elas já surgiram, podem melhorar com alguns tratamentos contra estrias ou mesmo com ajuda de cosméticos com ácido retinóico, que segundo a dermatologista Karla Assed costuma dar bons resultados.
Segundo Ligia Kogos, as celulites também podem surgir durante a adolescência, graças ao acúmulo de tecido gorduroso, “que se embebe de líquido e fica preso entre as grades do tecido fibroso, causando aquele aspecto esburacado”. Para a médica Karla Assed, a única solução eficaz para as celulites no bumbum é associar tratamentos. “Eu recomendo uma drenagem linfática, ginástica, sobretudo caminhada, e uma dieta equilibrada, com pouca açúcar e gordura e muito líquido”, diz ela.